Fotos: Margareth Barata
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
Inauguração da Estatua do Cristo Redentor
Na missa de quarta-feira (24) às 19 horas na Igreja Matriz, foi dada a benção a estátua do Cristo colocada no pátio da Igreja. Ela foi colocada para marcar os 100 anos da Paróquia São Manoel de Mutum. A missa foi celebrada pelo Pe. Silas, Pe. Heraldo e Pe. Flávio.
segunda-feira, 22 de outubro de 2012
Semente 2 faz Homenagem a Paróquia de Mutum
Próximo ao dia da comemoração dos 100 anos da Paróquia São Manoel de Mutum, o grupo de jovens Semente 2 preparou uma bela homenagem na missa das 19 horas neste domingo (21).
O grupo ainda convidou vários jovens presentes na Celebração Eucarística para que cada um carregasse uma vela, totalizando 100 velas, representando os 100 anos de Paróquia.
terça-feira, 16 de outubro de 2012
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
Cristo Redentor sendo colocado no pátio da Matriz
Completando 100 anos a Paróquia São Manoel vai deixar um marco na cidade de Mutum-MG com a colocação do Cristo Redentor no pátio da Igreja Matriz.
quarta-feira, 10 de outubro de 2012
AGENDA PASTORAL: ANOTE AÍ
Em conversa hoje cedo, como nosso pároco, Pe. Silas, houve a proposta de termos um programa de rádio 2 vezes por semana chamado de Agenda Pastoral, da PASCOM (PASTORAL DA COMUNICAÇÃO).
Esse programa seria na terça-feira para noticiar o que aconteceu durante a semana e na sexta-feira, para anunciar o que acontecerá. O horário sugerido é das 18:15 as 18:30 horas, após a Hora do Angelus.
Que Deus abençoe essa nossa comunicação "sobre os telhados".
Esse programa seria na terça-feira para noticiar o que aconteceu durante a semana e na sexta-feira, para anunciar o que acontecerá. O horário sugerido é das 18:15 as 18:30 horas, após a Hora do Angelus.
Que Deus abençoe essa nossa comunicação "sobre os telhados".
segunda-feira, 8 de outubro de 2012
FREI CRISTOVÃO: UM PROFETA INDO MORA NOS CÉUS
Frei Cristovão por ser muito autêntico e verdadeiro às vezes era pouco compreendido, mas o mundo também precisa de pessoas assim! Descanse em paz!
FREI CRISTOVÃO: UM PROFETA INDO MORA NOS CÉUS
Frei Cristovão por ser muito autêntico e verdadeiro às vezes era pouco compreendido, mas o mundo também precisa de pessoas assim! Descanse em paz!
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
segunda-feira, 30 de julho de 2012
Informativo Participação Paroquial (Julho de 2012)
Está em dois arquivos. O segundo é a parte central do Informativo que
está com as fotos e matéria sobre a novena e Festa de São Manoel.
sexta-feira, 29 de junho de 2012
PELO BANIMENTO DOS AGROTÓXICOS JÁ PROIBIDOS
Essa campanha está acontecendo por todo país desde o início do ano. Aqui na Paróquia ela está sendo feita nas comunidades como gesto concreto. Em muitas comunidades foi trabalhada no corpo a corpo. Em breve faremos o primeiro relatório da campanha. Leia sobre a campanha no link abaixo:
Campanha lança abaixo-assinado por banimento de agrotóxicos já proibidos em outros países | Portal EcoDebate
Campanha lança abaixo-assinado por banimento de agrotóxicos já proibidos em outros países | Portal EcoDebate
quinta-feira, 28 de junho de 2012
Catequese e Bíblia: Planejamento
Catequese e Bíblia: Planejamento: Fazer mais com menos, administrando bem os prazos e os custos. Segundo a experiência de Ricardo Vargas, um grande especialista em P...
CARTA DAS RELIGIÕES SOBRE O CUIDADO DA TERRA
CNBB assina Carta das Religiões sobre cuidado da Terra
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil é signatária de uma Carta das Religiões sobre o cuidado da Terra. O documento foi elaborado e aprovado por iniciativa da Comisssão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Interreligioso no espaço da Coalizão Ecumênica Interreligiosa "Religiões por Direitos" durante a Cúpula dos Povos na Rio + 20.
Leia a Carta na íntegra:
CARTA DAS RELIGIÕES E O CUIDADO DA TERRA
No Espaço da Coalizão Ecumênica e Inter-religiosa "Religiões por Direitos", no quadro da Cúpula dos Povos na Rio+20 para a Justiça Social e Ambiental, contra a mercantilização da vida e em defesa dos bens comuns, os líderes religiosos do Brasil signatários, por iniciativa da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Interreligioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de Religiões pela Paz, reuniram-se para debater a relação entre as religiões e as questões ambientais. Como resultado do diálogo, concordou-se que a agenda das religiões na atualidade não deve desconsiderar a agenda do cotidiano da vida das pessoas na sociedade e das exigências da justiça ambiental.
A agenda das religiões deve incluir os elementos que traçam os projetos do ser humano na busca de realização da sua existência e afirmar compromissos efetivos com a defesa da vida no planeta. Religiões, sociedade e meio ambiente não são realidades distanciadas, mas estreitamente correlatas. As tradições religiosas contribuem para a ampliação da consciência dos seus seguidores sobre os valores fundamentais da vida, pessoal, social e ambiental, orientando para a convivência pacífica e respeitosa entre os povos, culturas e credos, e destes com toda a criação.
Assim, é fundamental na agenda das tradições religiosas hoje:
a) Apresentar ao mundo o sentido da existência humana. A humanidade vive momentos de pessimismo, com sensação de fracasso e desânimo, sobretudo nas situações e ambientes de crises econômicas, de injustiças, de violência e de guerras.
Comprometemo-nos em fazer com que as nossas tradições religiosas afirmem de modo concreto o valor da vida de cada pessoa, independente da sua condição social, religiosa, cultural, étnica e de gênero, ajudando-as na superação dos problemas que lhes afligem no cotidiano, sejam eles de caráter sócio-econômico-cultural e político, sejam eles de caráter pisíquico-espiritual.
b) Afirmar juntos o valor sagrado da vida, sobretudo do ser humano, considerando as diferenças nas formas de compreensão e de explicitação desse valor.
Comprometemo-nos em promover um efetivo respeito pela dignidade da pessoa e dos seus direitos acima de interesses econômicos, culturais, políticos e religiosos. Afirmamos que crer em um Ser Criador implica em desenvolver uma espiritualidade que tenha compromisso com a promoção e defesa da vida human, pois o ser humano é a razão do serviço religioso que nossas tradições de fé oferecem ao mundo.
c) Promover a educação e a prática do respeito mútuo, do diálogo, da convivência pacífica e da cooperação entre as diferenças, fundamental no mundo plural em que vivemos.
Assumimos o compromisso de trabalhar para a convergência dos diferentes paradigmas culturais e religiosos dos povos, como uma possibilidade para melhor entendermos o mundo dentro de suas inter-relações e a convivência entre todos os seres humanos.
d) Explicitar mais e melhor o que já possuímos em comum. Nossas tradições já condividem valores religiosos, como a fé em um Ser Criador, o cultivo da relação com Ele, a compreensão da origem e do fim de cada pessoa.
Comprometemo-nos a partilhar as riquezas que possuímos para fortalecer as relações inter-religiosas que possibilitam a cooperação entre os credos na solução dos problemas que afligem o nosso país e o mundo em que vivemos.
e) Discernir juntos os valores que constroem a paz no mundo. Sabemos que a paz não é simples ausência da guerra, mas é fruto da justiça e da prática da caridade.
Comprometemo-nos na promoção da convivência pacífica entre os povos e o desenvolvimento do sentido da fraternidade e da solidariedade universal, superando todo fundamentalismo e exclusivismo, bem como o consumismo irresponsável que causam conflitos entre as pessoas e os povos.
f) Viver a compaixão para com os mais necessitados, empobrecidos e excluídos da sociedade.
Assumimos realizar juntos projetos sociais que fortalecem a solidariedade nas comunidades religiosas e na família humana.
g) Promover o valor e o cuidado da criação. Tomamos conhecimento das ameaças à vida do planeta, conseqüências dos interesses econômicos que constroem uma cultura utilitarista e consumista na sociedade em que vivemos.
Comprometemo-nos com o desenvolvimento de uma nova ética na relação com o meio ambiente, capaz de orientar novas atitudes defensoras de todas as formas de vida, sustentadas em políticas públicas de justiça ambiental e numa mística/espiritualidade que explicite a gratuidade e o dom da vida na criação.
h) Contribuir efetivamente para com as iniciativas ligadas à construção e promoção da cidadania.
Comprometemo-nos na qualificação de uma vivência religiosa dos membros de nossas tradições que favoreça o convívio social dos credos, a afirmação da tolerância e da liberdade religiosa.
i) Solicitar à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20 reconhecer que os imperativos morais de todas as religiões, convicções e crenças exigem o cuidado da Terra, e que a cooperação inter-religiosa é uma dimensão imprescindível para alcançarmos o desenvolvimento sustentável de toda a humanidade.
Enfim, propomos-nos a desenvolver novos comportamentos, com prevalência da ética da tolerância, da liberdade, do respeito, da dignidade, da convivência da diversidade cultural e religiosa, dos direitos humanos. São elementos de uma ética mínima que devemos afirmar tanto a partir de uma consciência ética secular, como da consciência das convicções religiosas que possuímos.
Rio de Janeiro, 19 de junho de 2012
terça-feira, 19 de junho de 2012
Paróquia celebra o padroeiro São Manoel
Milhares de pessoas de todas as comunidades da Paróquia de Mutum e visitantes reuniram-se na Praça da Matriz no último sábado (16) para a grande celebração em honra ao padroeiro São Manoel.
No ano do centenário de instalação da Paróquia em Mutum, a comunidade católica planejou uma série de atividades para celebrar o seu patrono. Os paroquianos fizeram novena, celebrações nas comunidades rurais e muitas outras ações que mobilizaram toda a cidade e região.
As atividades de encerramento da Festa do Padroeiro começaram logo cedo no sábado (16) com passeio ecológico e à tarde ocorreu corrida rústica, passeio ciclístico e outras atividades esportivas e recreativas.
Com muita devoção e animação, a comunidade se reuniu para a Missa festiva às 19:00 horas que foi presidida pelo pároco Padre Silas de Paula Barros com a participação dos Padres Flávio e Edimar. A Celebração Eucarística foi marcada por muitos momentos de grande expressão de fé, emoção e reflexão sobre o testemunho de vida do mártir São Manoel, a caminhada da Igreja e os desafios contemporâneos da humanidade. Uma cruz foi lançada por balões e o objetivo foi que onde ela caísse ali seria celebrada uma missa. E ela desceu na comunidade de São Cristóvão, Paróquia de Santa Teresa, Diocese de Colatina-ES. Em breve Mutum estará agendando uma missa para ser celebrada nesta Comunidade.
Uma linda queima de fogos e um animado show musical marcaram o encerramento da Festa do padroeiro e, segundo o Padre Silas, a Igreja prepara mais uma grande festa para outubro, quando da comemoração dos 100 anos de criação da Paróquia em Mutum.
Colaborou nesta postagem: Karone Marllus
Veja mais fotos AQUI.
Veja também:
Veja mais fotos AQUI.
Veja também:
- 1ª Corrida Rústica São Manoel (16/06/2012): www.galeria.mutumonline.com/1a-corrida-rustica-sao-manoel/
- 1º Passeio Ciclístico São Manoel (16/06/2012): www.galeria.mutumonline.com/1o-passeio-ciclistico-de-sao-manoel/
terça-feira, 12 de junho de 2012
GRITOS DOS EXCLUÍDOS 2012
Gritos dos/as Excluídos/as 2012
O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo. È um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos(as).
O Grito dos(as) Excluídos(as), como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos:
- denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;
- tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;
- propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.
O Grito se define como um conjunto de manifestações realizadas no Dia da Pátria, 7 de setembro, tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira. Não é um movimento nem uma campanha, mas um espaço de participação livre e popular, em que os próprios excluídos, junto com os movimentos e entidades que os defendem, trazem à luz o protesto oculto nos esconderijos da sociedade e, ao mesmo tempo, o anseio por mudanças.
As atividades são as mais variadas: atos públicos, romarias, celebrações especiais, seminários e cursos de reflexão, blocos na rua, caminhadas, teatro, música, dança, feiras de economia solidária, acampamentos – e se estendem por todo o território nacional.
Em 2012 o Grito dos(as) Excluídos(as) traz como tema: “Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população!”
Ajude a divulgar e faça parte desta manifestação popular!
Materiais para download
Informativo Participação Paroquial (Junho de 2012)
Está em dois arquivos. O segundo é a parte central do Informativo que está com as fotos da comemoração do Jubileu de Centenário da Paróquia de São Manoel no Setor São Roque.
segunda-feira, 11 de junho de 2012
Missa às 19 horas deste domingo
A celebração Eucarística deste domingo, 10/06/2012, às 19 horas na Igreja Matriz, foi marcada por uma homenagem a todas as mulheres. Também teve a participação de Genilson Tadeu e Cabo Glaucio (Policia Meio Ambiente) estes tratando de tema sobre preservação do Meio Ambiente. A missa foi presidida pelo Pe. Flávio.
Fotos: Margareth Barata
sexta-feira, 8 de junho de 2012
Procissão de Corpus Christi em Mutum
Nossa cidade foi marcada no dia de ontem por uma belíssima procissão de Corpus Christi, as ruas ficaram enfeitadas com diversos simbolos principalmente os que representam a Eucaristia. A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Silas. Veja abaixo algumas fotos:
Veja mais fotos:
Veja mais fotos:
quinta-feira, 7 de junho de 2012
CORPUS CHRISTI: SANTÍSSIMO SACRAMENTO
Corpus Christi: entenda o significado dessa solenidade
Nesta quinta-feira, 7, a Igreja Católica no mundo inteiro celebra uma importante solenidade que reveste o mistério central de sua fé: Corpus Christi. Neste dia, celebra-se o Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo. Como tradição popular, muitos fiéis enfeitam as ruas com tapetes feitos à base de pó de serragem, com o objetivo de preparar o local para a procissão que traz o grande motivo da festa, Jesus Eucarístico.
Esta é uma solenidade que há séculos faz parte da vida dos cristãos católicos. O assessor da Comissão Episcopal Pastoral de Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Hernaldo Pinto Farias, explicou que a festa nasceu de uma prática da devoção popular que tem início no final do século IX, mas já no século XI ao XIII está muito difundida em vários lugares da Europa. Depois, em 8 de setembro de 1264, o Papa Urbano IV, com a Bula Transiturus, instituiu esta celebração para toda a Igreja.
De acordo com padre Hernaldo, essa prática surgiu por causa da defesa da compreensão da teologia da presença real. “Contra as heresias do início do segundo milênio, essa festa vem reforçar a posição e a orientação da Igreja sobre a presença real de Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento”.
O padre comentou ainda que a Reforma Litúrgica procurou ampliar o Missal de 1970 até o atual, utilizando a denominação de Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. “Ou seja, é uma solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, não só do Corpo, pra não dar esse sentido de redução da compreensão do próprio mistério do Corpo e Sangue de Cristo”, explicou.
Importância
Para enfatizar a importância de se reconhecer em Corpus Christi uma solenidade não só do Corpo, mas também do Sangue de Cristo, padre Hernaldo recorreu à uma menção que o Papa João Paulo II, hoje beato, fez sobre o Sacramento na Carta Apostólica Mane Nobiscum Domine, de 2004. Nessa carta, o beato disse que nenhuma dimensão desse Sacramento da Eucaristia pode ser deixada de lado, esquecida.
“Neste sentido, os textos bíblicos propostos, portanto, para esta festa nos trazem todas as riquezas deste Sacramento, como alimento, como banquete, aliança, sacramento da unidade da Igreja, do memorial da morte e da ressurreição de Cristo, não fica apenas no sentido da morte, mas revela o mistério como tal”, enfatizou o padre.
O assessor da Pastoral Litúrgica da CNBB lembrou que o sentido maior dessa solenidade está na celebração da Quinta-feira Santa. Dessa forma, Corpus Christi é como uma repetição, uma duplicação do dia da instituição da Eucaristia, porém com um aspecto mais devocional, o que também é bem vindo para a Igreja. “A Igreja não condena, porém ela quer nos ajudar a não ficar no puro devocional, se não a gente se perde”.
A tradição dos tapetes, por exemplo, que todos os anos tomam as ruas de diversas cidades do país para preparar a procissão que traz Jesus Eucarístico, segundo padre Hernaldo, é costume popular de reverenciar, de dar importância e exaltar a própria Eucaristia. O Padre explicou que, no entanto, a Igreja não pode parar nesse puro reverenciar.
“A gente lembra os Santos Padres que nos convidavam a olhar o Sacramento para além dele, ou seja, a gente tem que celebrar, ver o Sacramento para além daquilo que ele está mostrando enquanto realidade física, ele está revelando também todo um mistério que esse Sacramento quer nos ajudar a viver”, ressaltou.
Participação ativa
Como padre Hernaldo explicou, os tapetes de Corpus Christi já fazem parte da tradição popular. Em Lorena (SP), o professor aposentado Cláudio César de Araújo, que já foi ministro da Eucaristia e fez a experiência de ajudar nesta tradição dos tapetes, contou que é muito gratificante poder participar ativamente.
“A sensação primeira é de gratidão. A gente vai mesmo por gratidão de tantas bênçãos que a gente recebe Dele (Jesus) e pelo prazer de querer deixar uma rua bem bonita e bem enfeitada para que Jesus passe por lá, é o mínimo que nós podemos fazer. É uma alegria poder participar sabendo que Jesus vai passar por ali”, relatou.
O aposentado acredita que a celebração de Corpus Christi é o momento que representa o respeito e o amor que se tem por Jesus, pela Sagrada Eucaristia. Ele contou que receber este Sacramento pela primeira vez marcou muito sua vida; foi seu primeiro encontro com Cristo.
“Eu me lembro do entusiasmo, da alegria, da fé que eu tive quando eu recebi a Eucaristia pela primeira vez, então pra mim ali foi o meu primeiro encontro. Depois eu tive vários reencontros, então essa comunhão com Jesus é sempre, espiritualmente é sempre”.
Eucaristia: como vivenciar este mistério?
Para os católicos, a Eucaristia é o sacramento mais importante, é a centralidade da vida cristã. Tendo em vista a importância desse Sacramento, padre Hernaldo deixou dois conselhos para que esta intimidade com Jesus Eucarístico seja vivenciada não só na celebração de Corpus Christi, mas ao longo de toda a vida cristã.
“Aí entra a importância, sobretudo, do Dia do Senhor, que tem que ser cada vez mais valorizado em nossas comunidades. O domingo é o dia por excelência da Eucaristia, porque é o dia por excelência da ressurreição do Cristo. O conselho que eu dou é preparar melhor as nossas celebrações dominicais, celebrá-la com mais intensidade, sem interferências. Outro conselho, por decorrência, é o aprofundamento, o estudo da liturgia da Eucaristia”, disse o padre.
Fonte: Canção Nova Notícias
CORPUS CRHISTI E A ÉTICA DO CORPO
Artigo de José Aristides, agente da Pascom da forania e administrador do blog foraniadeipanemaonline.blogspot.com
quarta-feira, 6 de junho de 2012
REINVENTANDO A EDUCAÇÃO
Esse artigo se articula a pretensa Pastoral da Educação, que precisamos consolidar em Nossa Forania e em nossas paróquias com a intenção de construir no mundo da Educação um espaço onde poderemos ter sempre em mente a necessidade de fazer com que o mundo seja cada vez mais fraterno.
CLAUDIOPEDAGOGICO: REINVENTANDO A EDUCAÇÃO: Hoje projetou-se um tipo de educação que visa a formação de quadros que prestam “serviços simbólico-analíticos”, quadros dotados de alta cap...
CLAUDIOPEDAGOGICO: REINVENTANDO A EDUCAÇÃO: Hoje projetou-se um tipo de educação que visa a formação de quadros que prestam “serviços simbólico-analíticos”, quadros dotados de alta cap...
PAROQUIA NA ROMARIA DAS ÁGUAS
A Paróquia São Manoel se fará presente na Romaria das Águas em Governador Valadares, Juntamente com a Forania de Ipanema. Cláudio Mendes, Izabel Monteiro e João Batista Lacerda, serão os representantes de nossa Paróquia.
Forania de Ipanema: Organização e formação
Tivemos a presença de 05 participantes de Mutum: Cláudio Mendes, Leonardo Gomes, Hitalo de Oliveira (Grupo do facebook Loucos Por Jesus), Vanessa Rubiano (Rádio Cultura FM) e Margareth Barata (Por Detrás da Lente).
Forania de Ipanema: Organização e formação: FORANIA DE IPANEMA REALIZA O III ENCONTRO DA PASCOM Padre Agnel presente entre os participantes do encontro. Neste domingo, dia 3 de jun...
Forania de Ipanema: Organização e formação: FORANIA DE IPANEMA REALIZA O III ENCONTRO DA PASCOM Padre Agnel presente entre os participantes do encontro. Neste domingo, dia 3 de jun...
sábado, 2 de junho de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)