sábado, 8 de agosto de 2015

RELATOS VOCACIONAIS: THÉOFILO DE PAULA

NOTA DO BLOG: Começamos essa série sobre vocação, denominada Relatos Vocacionais, com Theófilo de Paula, que apesar de não ser mutuense, não ter frequentado comunidades de nossa paróquia, concluiuensino médio na Escola Estadual Dionysio Costa e pode conviver no com nossa paróquia.
Tendo oportunidade, estaremos compartilhando outras experiências vocacionais em nosso blog, seja de seminaristas como Theófilo de Paula, leigos e leigas e padres.
Veja o que Theófilo tem a nos dizer.

“Seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir!” Jr 20,7

Com estas palavras gostaria de falar um pouco sobre minha vida vocacional. Meu nome é Theófilo de Paula, tenho 20 anos e atualmente estou cursando o segundo ano de filosofia no Seminário São José, em Mariana, pela diocese de Governador Valadares. Sou Filho da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Aimorés, mas especificamente de uma comunidade do interior chamada Bom Jesus do Paiol. Meu Pai é aimoreense e mãe é mutuense, natural do povoado de Lajinha de Mutum. Juntos me educaram e me ensinaram os valores da fé católica.
Desde muito cedo, minha infância foi dedicada à catequese, na pequena capela do Senhor Bom Jesus, em Paiol, interior de Aimorés. Nesta capela recebi meus sacramentos e fiz minhas primeiras experiências profundas de fé. Meu chamado deu-se muito cedo, aos doze anos de idade, quando atuava nesta capela. Ele se intensificou, ficando mais forte, quando recebi o sacramento da Crisma. Foi nesse período que comecei a escrever minhas primeiras cartas aos Padres da Congregação do Divino Espírito Santo. Através destas cartas comecei um processo de discernimento vocacional a partir de minhas orações e no silencio do meu coração. No ano de 2009 conheci o reitor do seminário da diocese de Valadares que me levou para os encontros vocacionais da diocese. Durante três anos me dediquei a participação dos encontros, que serviram de caminho para escutar a voz do Senhor que falava no meu peito.
Após a caminhada vocacional nos encontros, ingressei no Seminário Diocesano Nossa Senhora Auxiliadora no ano de 2013. Após vivenciar a primeira etapa chamada Propedêutico, fui para Mariana cursar as etapas da filosofia e teologia. Estar seminarista é uma experiência marcante na vida, pois é um tempo em que me preparo para viver aquele propósito que o Senhor convidou: ser um padre santo a serviço do povo de Deus. Cada minuto é sempre um novo aprendizado. Vale realmente à pena!

Gosto de dizer e tenho isso comigo: Deus nos convida, Ele nunca nos abandona. Hoje, uma das maiores riquezas da minha vida é gastar minha juventude na messe do Senhor.  Durante este mês vocacional rezo ao Pai da messe que chame operários e que os jovens não tenham medo de seguir a Cristo, Bom Pastor. Ele é o porto seguro. Segui-lo é uma experiência única e inexplicável! Se você sente em seu peito uma inquietude vocacional, não tenha medo, busque compreender o que te inquieta. Talvez seja Deus te convidado para fazer parte da sua obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário