quinta-feira, 2 de maio de 2013

OBJETIVOS DA PASCOM


OBJETIVOS DA PASCOM
1 - Objetivo Geral
Comunicar a pessoa e os valores de Jesus Cristo e de seu Reino, promovendo as relações humanas, criando comunhão e formando a consciência dos comunicadores na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

2 - Objetivos Específicos 
a) Zelar pela imagem da Igreja e da Comunidade através da publicação de material sério e objetivo nos diversos meios de comunicação.
b) Orientar as famílias sobre os meios de comunicação e incentivar o seu uso correto.
c) Esclarecer o sentido da comunicação na Igreja.
d) Capacitar os agentes, leigos, líderes, equipes de liturgia, 
Catequese, música e clero, para a Pastoral da Comunicação.
e) Trabalhar o senso crítico do receptor  incentivando-o a participar ativamente na Comunidade.
f) Promover reflexão sobre a importância da PASCOM na Igreja.


TAREFAS DA PASCOM

1) Despertar a consciência da Comunidade para a Comunicação.
2) Promover encontros de formação.
3) Cobertura dos 
eventos da Igreja promovidos pelas demais pastorais através de:
a) Produção de Vídeos e imagens (fotos).
b) Criação de Artigos.
c) Divulgação no Website.
4) Comunicação via internet (email, orkut, facebook, etc)
5) Ajudar/favorecer o contato com os diversos meios de comunicação que atuam na Região.
6) Promover a comunicação interna e externa da Igreja.

Fundamentos da Pastoral da Comunicação

1 - Decreto “Inter Mirifica”(1963) sobre os meios de comunicação Social.
a) A Igreja sabe que os Meios de Comunicação Social contribuem para propagar e firmar o Reino de Deus, quando usados corretamentes.
b) Ao contrário, fazendo mau uso deles, causa-se grande dano à Sociedade.
c) É necessário dar a devida vigilância aos Meios de Comunicação Social.
A Igreja Católica considera sua obrigação pregar a mensagem de salvação com o recurso dos instrumentos de comunicação social e também ensinar aos leigos o correto uso.

Pertence aos leigos a tarefa de manter vivos nestes instrumentos um espírito humano e cristão, para que não se desviem dos seus reais e verdadeiros propósitos (n.3)
O Concílio Vaticano II instituiu o Dia Mundial das Comunicações, celebrado no Brasil no dia 05 de maio: “Celebra-se um dia no qual os fiéis sejam instrumentos sobre suas obrigações em relação à comunicação, rezem e contribuam com ofertas”.



2 - Carta Encíclica de  João Paulo II “Redemptoris Missio”(1991) - A Validade Permanente do Mandato Missionário.
O primeiro “areópago dos tempos modernos” é o mundo das comunicações, que está unificando a humanidade, transformando-a como costuma-se dizer na  “aldeia global”.

Os instrumentos de comunicação alcançaram tamanha importância que são para muitos o principal instrumento de informação e formação, de guia e inspiração dos comportamentos individuais, familiares e sociais (in 37c)
3 - Conclusões da Conferência dos Bispos em Medellín (Colômbia), 1968.

Os Meios de Comunicação Social forjam uma nova cultura, produto da civizilização audiovisual que, se por um lado tende a massificar o ser humano, por outro favorece a sua personalização. Esta nova cultura, pela primeira vez se põe ao alcance de todos, alfabetizados ou não, fato que não aconteceria com a cultura tradicional, que favorecia apenas uma minoria (n. 1.1)

Na America Latina os Meios de Comunicação Social representam um dos fatores que mais tem contribuído e contribuem para despertar a consciência das grandes massas sobre suas condições de vida, suscitando aspirações e exigências de tranformações radicais (n. 1. 2).

Os Meios de Comunicação Social se convertem em agentes ativos do processo de transformação, quando se colocam a serviço de uma autêntica educação integral, apta para desenvolver o homem todo, capacitando-o a ser artifício de sua própria promoção; o que se aplica também à Evangelização e ao crescimeto da Fé (n.2.3).
O influxo sempre presente e esmagado que a  Comunicação Social exerce em toda a vida do homem moderno, leva a Igreja a estar presente neste campo, com uma pastoral dinâmica que abrange os setores deste amplo mundo (n.3.1).
4 - Conclusões da Conferência dos Bispos em Puebla (Mexico), 1979.
A Evangelização é comunicação. Portanto, a comunicação deve ser levada em conta sob todos os aspectos da transmissão da Boa Nova.

A Comunicação como ato vital, nasce com o homem e tem-se potencial na época moderna mediante poderosos recursos tecnológicos. A evangelização não pode,  pois prescindir atualmente desses meios. (cf. En 45; CP1).

A comunicação surge como dimensão ampla e profunda das relações humanas. Pela diversidade dos meios existentes (cinema, televisão, imprensa, teatro, etc.) que atuam de forma simultânea e massiva, a comunicação social incide em toda a vida do homem e exerce sobre ele, de maneira consciente e subliminar, uma influência decisiva (cf. CP 6).

Reconhecemos que os Meios de Comunicação Social (MCS) são fatores de comunhão e contribuem para a integração latino-americana, como também para a expansão e democratização da cultura; contribuem ainda para o lazer especialmente das pessoas que vivem longe de centros urbanos; aumentam a capacidade perceptivas pelo estímulo audiovisual.

O trabalho de formação no campo da comunicação social é atividade prioritária. É portanto, imprescindível formar nesse campo todos os agentes da Evangelização.
Educar o publico receptor para uma atitude crítica frente ao que recebe, a fim de evitar os efeitos negativos da manipulação e massificação. (n.868)
5 - Conclusões da Conferência dos Bispos em Santo Domingo (Rep. Dominicana), 1992.
Os Meios de Comunicação Social são o novo dom que nos tem dado a cultura atual, a nova cultura da imagem, na qual a  Mensagem evangélica deve inculturar-se. (n. 279).

Confrontamo-nos aqui na América Latina e Caribe com grupos econômicos e políticos que com o uso do poder manipulam a comunicação, impondo uma cultura que estimula o hedonismo e o consumismo e acaba com as nossas culturas, com os seus valores e identidades.
Infelizmente constata-se ainda uma presença insuficiente da igreja nos Meios de Comunicação Social. Ela carece de agentes preparados devidamente, como também falta por parte dos diferentes episcopados um edequado planejamento  da Pastoral da Comunicação. (n.280)
Dar apoio aos profissionais católicos da comunicação no cumprimento de sua Missão. Procurar uma crescente relação de comunhão com os outros departamentos internacionais, bem como com os do próprio país e da própria diocese. (n. 283)

Há necessidades de um plano de educação orientado para a percepção crítica, especialmente nos lares, para utilizar ativa e criticativa os Meios de Comunicação Social. (n.284)
6 - Catecismo da Igreja Católica
Na sociedade moderna os Meios de Comunicação Social exercem um papel primordial na informação, na promoção cultural e na formação. O papel cresce em razão dos avanços técnicos, com a amplitude e diversidade das notícias transmitidas, com a influência sobre a opinião pública (n. 2493)

A informação dos Meios de Comunicação Social está a serviço do bem comum. A sociedade tem direito  a uma informação fundada sobre a verdade, a justiça e a solidariedade (n. 2494)
Os Meios de Comunicação Social (especialmente a mídia) podem gerar uma certa passividade entre os usuários. Cabe a estes usar com critérios de disciplina e com uma consciência esclarecida e correta para resistirem mais facilmente às influêcias menos honestas. (n. 2496)
a - Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil - Doc da CNBB N54
 É desejável que haja uma presença católica mais coordenada e eficaz nos grandes meios de Comunicação. As Igrejas locais devem investir na formação de comunidades de inspiração cristã, com boa preparação profissional e pastoral, e na própria ação pastoral junto aos comunicadores em geral. (n. 240)

A formação hoje dos evangelizadores tão solicitada, tem como centro e fonte de dinamismo o mistério de Cristo e exige  capacidade de comunicar, tanto  em nível pessoal como através dos meios sempre mais numerosos, que a cultura atual põe à disposição dos evangelizadores. (n. 292)

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