A CAMINHO DO13º INTERECLESIAL
Entre os dias 7 e 11 de janeiro de 2014, a cidade de Juazeiro do Norte (CE), diocese de Crato, sediará o 13º Intereclesial de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).
O tema do 13º Intereclesial será ‘Justiça e Profecia a serviço da Vida’ e o lema: ‘CEBs, romeiras do reino no campo e na cidade’.
Desde o primeiro intereclesial realizado em 1975, o objetivo desse evento foi mostrar a caminhada das Comunidades e discutir um tema específico.
E em preparação ao 13º intereclesial de CEBs, aconteceu em Barão de Cocais, nos dias 19 a 21 de abril de 2013, com a participação de 335 delegados, o 13º encontro das CEBS micro centro II, compostas pela arquidiocese de Mariana, e a
s dioceses de Caratinga, Guanhães, Itabira/Coronel Fabriciano e Governador Valadares.
O encontro foi assessorado pelo padre Anastácio Ferreira, do estado do Ceará, que fez um relato histórico da vida de padre Cícero e da comunidade de Caldeirão, município de Crato, Ceará. Este estudo se fez necessário pelo fato de que a diocese de Crato, Ceará, sediará o próximo encontro intereclesial das Cebs. Segundo padre Anastácio, padre Cícero com grande afinco, fé e piedade daquele povo sofrido realizou grandes feitos nas terras nordestinas. E Caldeirão, foi lugar de sinal de liberdade camponesa onde o povo prosperou numa vida baseada na experiência das primeiras comunidades cristãs (Atos2, 42-47).
Além de termos tomado conhecimento do contexto histórico do local sede do 13º intereclesial, reafirmamos o compromisso dos intereclesiais de relembrar todos que lutam pela vida, saímos do encontro revigorado e com a certeza de que estamos no caminho certo, pois as CEBs nos faz olhar com o olhar de Cristo o trem da história com seus santos e mártires menosprezados pela história convencional.
Marília Cândida
Leia mais em http://www.arqmariana.com.br/?p=27293
Nenhum comentário:
Postar um comentário